quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A teoria da cauda longa


Não é isso que você está pensando!

Podemos definir esta teoria como as mudanças provocadas pela internet no jornalismo . São os impactos causados nos negócios pelas novas tecnologias.

A cauda longa é uma transformação que se deve á troca de valores- notícia e ao crescente números de blogs que estão disputando com a mídia a atenção dos leitores.  Ela tem um efeito revolucionário sobre as indústrias tradicionais.

O grande aumento de sites de informações "amadoras" fez com que a circulação de jornais caísse mais de um terço em relação ao pico da década de 1980.

Com a internet ,o poder da imprensa que antes decorria do controle das ferramentas de produção , passou a pertencer a qualquer pessoa com um computador e conexão a internet.


O cenário atual indica que apesar do modelo tradicional emissor-receptor ter sido rompido, a função do jornalista não será extinta,
uma vez que cabe a este profissional o papel de seleção e de análise dos acontecimentos relevantes que devem ser divulgados. Além disso, indica que no futuro os meios de comunicação social devem seguir o modelo comunicativo baseado na participação do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário