quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ivan Drummond fala sobre o jornalismo esportivo

Por Júnia Ramos


Foto por Júnia Ramos


Em entrevista com o jornalista Ivan Drummond, ele relata que não tinha opção de escolha, seu pai queria que ele fosse engenheiro, porém já estava há dois anos tentando vestibular sem sucesso. Tentou engenharia elétrica, civil e química, e depois de não conseguir chegou a se formar em técnico eletrônico. Acabou se decidindo e fazendo o vestibular para Comunicação Social e convidado para trabalhar no Jornal Estado de Minas como diagramador e aos poucos foi se tornando repórter.

Ivan é graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela PUC Minas, Ingressou no meio esportivo em 1989 na editoria do Estado de Minas, onde participou de coberturas de grandes eventos esportivos como Olimpíadas e campeonatos mundiais de judô, vôlei, basquete e futsal. Hoje além de repórter do Estado de Minas, é comentarista no Aqui Esportes, debatedor do Alterosa Esporte e cronista de esportes da Rádio Guarani.

Ele explicou que os critérios de noticiabilidade usado pelo jornalismo esportivo é a pesquisa, sendo o que mais chama à atenção do leitor. Ele destaca que o jornal começou a realizar coberturas de esportes radicais há quatro anos, porque esta modalidade vem crescendo a cada dia e está mais próxima e acessível ao público. Um exemplo é o campeonato amador de Kart que acontece em Vespasiano, um lugar que o público em geral pode alugar a pista para correr, o que, segundo ele, gera muito interesse.

Ivan confessa que as dificuldades que encontrou na sua carreira foi ao fazer jornalismo policial, pelas ocorrências que encontrava, as dificuldades de obter informações e pelo fato de se deparar com pessoas mortas. "Não gosto de ver um defunto", admite.

Relata que encontrou mais facilidade no jornalismo esportivo, pois ele, como todos os membros da sua família, praticavam esportes entre ciclismo e outros. Para ele foi um desafio fazer com que o jornal trabalhasse com cobertura dos demais esportes, pois a ênfase sempre foi no futebol, não havendo cobertura de olimpíadas, o que aos poucos foi mudando.

Ele destaca também que para exercer esta profissão não pode existir preferência de time, a paixão tem que ser o esporte. Sendo assim o profissional ganha o respeito e não perde a credibilidade, que é o fundamental.

2 comentários:

  1. Parabéns juju e a seu amigo Matheus também! Desejo que vocês construam uma carreira brilhante!!! Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, sendo gente boa como você diz que é e pelas cores da camisa o Ivan Drummond só pode ser cruzeirense!!!!

    ResponderExcluir