segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cruzando a fronteira gastronômica



por Matheus Ferraz




O italiano David Nacci é arquiteto de profissão, mas como tantos outros de seu país, adora cozinhar. A mudança de continente e de cultura pode ser um pouco arriscada para quem, como ele, não abre mão de pratos que vão além do trivial; mas ele conta como, com algum jogo de cintura, é possível ultrapassar estas barreiras, trazendo a culinária do seu país e incorporando sabores tipicamente brasileiros para as suas receitas tradicionais.




Quais foram as maiores diferenças que você encontrou entre a culinária italiana e a brasileira?


Entre as maiores diferenças está a fácil aproximação de sabores que eu julgo muito diferentes. Esta é, entretanto, uma ótima forma de experimentar novas combinações na cozinha, aliás o meu modo italianíssimo de cozinhar está evoluindo muito graças a esta experiência culinária.




Você encontrou alguma dificuldade para encontrar algum ingrediente por aqui?


Não particularmente, mas notei que os produtos que vão além do básico para a alimentação têm um preço muito alto no Brasil, talvez por ser um mercado não muito difundido.




Entre as receitas que encontrou no Brasil, teve alguma que te fez pensar "não acredito que estou comendo isso!"?


Sim, pizza com frango e queijo, bacon e milho! Digamos que 95% dos italianos não teriam coragem de assar isso.




Quais são as suas receitas preferidas?


Macarrão farfalle ao pesto siciliano (muito diferente do pesto ao genovês), figado ao nabo, risoto de iogurte, pistache e romã.



Considerando que o Brasil é um país acostumado ao tradicional feijão com arroz, você encontrou algum preconceito quanto a receitas mais sofisticadas?


Não, os brasileiros também adoram receitas extremamente sofisticadas, e considerando que a cozinha italiana é muito simples, às vezes é difícil mostrar que com muita facilidade e um pouco de método, todos podemos cozinhar pratos excepcionais da cozinha italiana. Às vezes o resultado é tão maravilhoso que não acreditamos que usamos tão poucos ingredientes e tempo para fazer o prato que estamos saboreando.




Receita do macarrão farfalle siciliano







Ingredientes:




140 gr de macarrão farfalle


200 gr. di tomates sem pele


20 gr. de pinha para o pesto+ 20 gr. para servir


50 gr de ricota


50 cl. De óleo


5-6 folhas de manjericão


sal





Procedimento:


Ferva o macarrão, e, no processo junte os tomates cortados, as pinhas, o majericão, uma pitada de sal e o óleo em uma vasilha de bordas altas. Bata no liquidificador até que se torne um creme. Em uma frigideira, toste as pinhas restantes até dourarem. Escorra a massa, misture com o tempero preparado e decore com o resto do majericão e as pinhas tostadas. Pronto para ser servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário